Academia Paraibana de Medicina

A academia

A Academia Paraibana de Medicina – Casa de Humberto Nóbrega – foi criada por iniciativa de uma comissão constituída por Amílcar Souza Leão, Eugênio Carvalho Júnior, Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega e José Asdrúbal Marsíglia de Oliveira, à qual se acostou uma legião de médicos, integralizando os quarenta Acadêmicos Fundadores.

Após  sucessivas reuniões, estabeleceram-se   as bases da instituição que se instalou em 19 de dezembro de 1980, em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo do Estado, contando com a presença de inúmeras autoridades, inclusive o Governador Tarcísio de Miranda Burity,  durante a qual foi empossado o seu primeiro presidente, o Acadêmico José Asdrúbal Oliveira.

Inicialmente passou a ocupar as dependências da Associação Médica da Paraíba; posteriormente, mudou-se para o Hospital Universitário Lauro Wanderley e, por último, para a sede do Conselho Regional de Medicina.  Em 4 de  novembro de 2022, foram inauguradas suas novas instalações.

Atualmente, os destinos da entidade são conduzidos pela sua 22ª diretoria e, no final do ano,   a entidade estará completando 43 anos de existência, durante a qual se concretizou sua consolidação, seja do ponto de vista administrativo, estrutural e organizacional.

Reforma estatutária recente resultou  na criação de novas categorias de acadêmicos: Eméritos, Honorários e Correspondentes. Reuniões Científico-Culturais, realizaram-se regularmente de forma presencial e, a partir  da pandemia, passaram a ser transmitidas on-line, através do Instagram e da plataforma Zoom, propiciando  uma audiência a nível nacional/internacional. Entre as publicações da entidade, destacam-se livros, a revista editada periodicamente, os anais e os boletins.

Dessa maneira, a  Academia Paraibana de Medicina vem atingindo suas metas precípuas, quais sejam: o  resgate da nossa história; a disseminação do conhecimento, da cultura; o alinhamento com as demais entidades médicas na defesa da dignidade profissional e de   melhores condições de assistência à população e , da mesma forma,  no aprimoramento do ensino médico em nosso meio.